Growth Hacking: que bicho é esse?

A palavra da moda em estratégias de marketing é a expressão growth hacking, ou, em um Google Translator, hackear o crescimento. Entre o medo do novo, a euforia, ou o desdém com o que pode ser mais uma “modinha”, o growth hacking tem atraído interesse crescente nos últimos cinco anos, como mostra este gráfico do Google Trends:

 

Mas o que é growth hacking? A melhor definição é que growth hacking é uma estratégia que combina marketing e engenharia para impulsionar o crescimento de um negócio tecnológico. No artigo Find a Growth Hacking For Your Startup, Sean Ellis, CMO do DropBox, consolidou debaixo deste conceito abordagens bem sucedidas no Vale do Silício que geraram captura acelerada de clientes.

De lá para cá o conceito foi evoluindo, e a partir de intensos debates sobre cases novas táticas foram se incorporando. Hoje a definição mais sintética do conceito é da Reforge, uma organização que prepara startups para o growth hacking. De acordo com Brian Balfour, CEO da Reforge, as bases do growth hacking são dadas pelo gráfico abaixo:

  • Data Analysis: estudar os dados (engajamento, acesso, conversão etc) para identificar e propor soluções;
  • Quantitative Model: projetar um modelo que permita simular ou projetar o comportamento futuro com base nos dados disponíveis
  • User Psychology: entender como funciona a mente do usuário para encontrar o gatilho que melhor o influencia. A Forebrain, por exemplo, estuda o comportamento do cérebro diante de vídeos publicitários para entender quais abordagens geram maior impacto
  • Storytelling: com base nos dados e no comportamento do usuário, contar uma história que engaje o usuário em relação à marca

Alguns insights relevantes

Apesar de ter sido pensado e construído pelas startups, vários dos conceitos de growth hacking valem para qualquer negócio. É comum, por exemplo, varejistas perguntarem como atrair clientes para suas lojas físicas. Vejam algumas soluções de growth hacking:

  • Patrocinar um pokestop na loja, para atrair jogadores de Pokemon Go
  • Publicar Waze Ads, para que o motorista saiba que sua loja existe quando passar por perto

Outra coisa que é bom saber é que não existe fórmula pronta. Existem abordagens já testadas. Por isso, o que dá certo para uma empresa pode não funcionar para outra. É importante sempre testar abordagens, comparar os resultados, e reforçar as ações que são mais bem sucedidas.

Por fim, mais do que os acertos, é fundamental olhar os erros da concorrência, aprender com eles. 

Nas próximas semanas, vamos aprofundar um pouco conceitos e cases interessantes de Growth Hacking, procurando mostrar como startups, pequenas e médias empresas podem alavancar rapidamente e se tornar negócios bem sucedidos.

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