CASE: The Fresh

tela_cep_logo_thefresh

Quer saber como trabalhamos? O projeto que desenvolvemos para a startup The Fresh é um bom exemplo de como uma campanha de P.R. pode endereçar os objetivos de negócio do empreendedor.

Desafio:

A The Fresh é uma solução colaborativa para o e-commerce de supermercados. Seu CEO, Brunno Galvão, tem experiência tanto no mercado varejista quanto no empreendedorismo digital. Ele combinou os dois conhecimentos para o desenvolvimento de uma plataforma que conecta supermercados a clientes por meio de uma rede de shoppers, isto é, profissionais autônomos cujo trabalho é receber o pedido de compra do cliente, ir à loja, escolher os produtos e levar ao cliente em até duas horas.

A plataforma foi lançada no Rio de Janeiro, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar e a Rede Zona Sul. Para sua expansão, a startup precisava recrutar novos shoppers na cidade e abrir interlocução com mais redes de supermercados.

Estratégia adotada:

Para apoiar a estratégia de negócio da The Fresh, a Comm Cloud focou seu esforço em duas ações independentes:

  • Uma visita à redação da Super Hiper, a principal revista do mercado supermercadista, para apresentar a solução às redes de supermercados
  • Uma pauta sobre recrutamento de shoppers para jornais de empregos com circulação no Rio de Janeiro

Para o sucesso da estratégia, alguns fatores foram críticos:

  • O porta voz da startup, seu CEO, tem credenciais que o qualificam como alguém que entende do desafio que é o e-commerce para supermercados. Isso ganhou o respeito dos jornalistas da Super Hiper, que estão imersos no ecossistema dos supermercados e não aceitariam gato por lebre
  • O modelo de trabalho do shopper é uma inovação nas relações de trabalho, similar à do motorista do Uber, o que dificultou a sua compreensão por quem está acostumado às relações mais tradicionais, como CLT e emprego público.

Resultados

A revista Super Hiper deu uma reportagem de página inteira sobre a plataforma, endereçando todas as mensagens sobre as vantagens do modelo para a rede de supermercados.

O Jornal dos Empregos e Estágios, que circula no Rio de Janeiro, publicou uma boa reportagem sobre a oportunidade, apresentando aos desempregados o trabalho do shopper como uma alternativa.

Como acréscimo, o Diário do Comércio de São Paulo fez uma reportagem sobre a plataforma que gerou backlink para o site. Isso contribuiu para o cadastramento de candidatos a shoppers.

Baixe agora