Por que a Comunicação se parece com o Colégio

Publicado originalmente em AirPR, por Kelly Byrd

Como profissional de Comunicação Corporativa, constantemente explico às pessoas ao meu redor que não trabalham na área sobre o que ela é e o que faz. Mesmo aqueles que trabalham em outras áreas de marketing muitas vezes não conseguem descrever exatamente o que é Comunicação.

Para honrar o fim do ano escolar (nos Estados Unidos o ano escolar é encerrado no meio do ano) e como o processo educacional nunca para, aqui está minha opinião sobre a relação entre Comunicação e o Colégio.

Tipicamente, o Colégio é uma fase da vida quando se descobre o que as pessoas associam a você:

“Amy… Ela é a garota que sempre se veste de rosa.”

“Oh, Candice é a garota que está sempre cantando”

“Brad? É o cara que é que gosta pra caramba de basquete, certo?”

Comunicação é a conceituação, desenvolvimento e compartilhamento dessas associações, de uma marca ou pessoa específica, para construir uma narrativa de sua história.

Ao contrário de crenças populares, Comunicação não é só publicidade – também conhecido como ser o anfitrião de uma festa.  Também é selecionar a lista de convidados, escolher a decoração e as bebidas e monitorar o que as pessoas dizem quando vão embora.

Assim como no Colégio, ninguém gosta quando falam pelas suas costas. Mas como sabemos, isso é inevitável.

Mensurar a percepção e as reações – tanto para associações que você desenvolveu proativamente, quanto as que os outros criaram para você – é vital.

Você quer saber o que os outros estão falando, para que você possa corrigi-los quando necessário, assegurando que as percepções estão alinhadas com a verdade.

“Não, Mike é que gosta de basquete. Brad é o cara que gosta de futebol.”

Esclarecimento é a chave. Esclarecimento permite otimização.

Para um setor que é, muitas vezes, mal entendido, vamos voltar ao colégio para explicar o que nós fazemos.

Resumindo: Como você quer ser conhecido

Baixe agora